quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cane sapo



O sapo-cururu (Bufo marinus ou Rhinella marina) é um grande sapo nativo para Sul e América Central, que teve alguns muito má imprensa. Sua tentativa de uso no controle de pragas tem levado a população a ser estabelecidas em todo o mundo, muitas vezes com consequências graves para a fauna nativa.

Ele também é conhecido como o sapo gigante, por uma boa razão: a duração média é de 10-15cm, mas o maior já registrado foi um animal de estimação em 38 centímetros 2,65 kg de peso!

Os adultos são totalmente terrestres e reproduzem em água doce. Eles vivem em campos abertos e bosques, especialmente em habitats humanos, tais como jardins e valas. Sua dieta inclui pequenos roedores, répteis, anfíbios e invertebrados. Excepcionalmente entre rãs e sapos, come matéria morta, bem como matéria viva, mesmo o lixo doméstico.

As fêmeas podem colocar milhares de ovos em cordas de até 20m de comprimento! Girinos tipicamente eclodir após 48 horas e são altamente tóxicos para a maioria dos animais. Os sapos também têm uma tolerância impressionante a perda de água, e um estudo demonstrou alguns podem sobreviver a perda de mais de metade da sua água no corpo.

Seu apetite e sucesso reprodutivo levou à sua utilização como controle de pragas agrícolas; ainda recebe o nome de seu uso contra o besouro da cana, praga de cana-de-açúcar.

No entanto, ele representa uma ameaça para as espécies nativas que comem, porque os adultos têm a pele venenosa e glândulas que secretam uma toxina mortal. As populações introduzidas incluem Austrália, Flórida, nas Filipinas, e na maioria das ilhas do Caribe. Na Austrália, uma espécie de crocodilo e várias espécies de lagartos e cobras têm diminuído em conexão com introduções sapo cururu. A densidade de sapos na Austrália pode ser até 100 vezes maior do que em sua escala nativa.

Os seres humanos, no entanto, fazer uso da toxina. Para aqueles inclinados a lamber a pele do sapo, ele pode produzir alucinações e na Austrália é uma droga de classe 1. Toxina de suas glândulas é usado como um veneno de seta em sua escala nativa e para retardar os batimentos cardíacos de pacientes cardíacos em China.

É fácil associar sapos-cururus apenas com danos à fauna nativa da Austrália, mas as características que fizeram com que ele se torne um problema - a sobrevivência, reprodução, Poison - talvez significa que devemos vê-lo como uma espécie superpoderosos em sua escala nativa.





Fonte:http://societyofbiologyblog.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário