quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente.


A data, 5 de junho, foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas.

Os tricomas fazer uma planta se sentir em casa



Uma das principais diferenças entre plantas e animais é que as plantas não se movem muito. Isso pode representar um grande desafio, já que significa que eles não podem escapar de predadores ou mudar quando o ambiente ao seu redor se torna desfavorável. No entanto, a lidar com este tipo de estilo de vida resultou numa gama de adaptações inteligentes.

Um exemplo de uma destas adaptações é a evolução de tricomas. Estas são pequenas excrescências da planta que se parecem com minúsculos pêlos ou pequenas glândulas. Os tricomas podem ser várias formas e tamanhos, e tem toda uma gama de diferentes adaptações.

Por exemplo, urtigas estão cobertos de tricomas semelhantes a pêlos minúsculos que a planta usa para parar de herbívoros de comê-lo. Feche-se eles se parecem muito afiadas, minúsculo, agulhas ocas.Quando alguma coisa escovas contra a folha, as agulhas de tricomas quebrar e injectar a pele com um cocktail de compostos, incluindo a histamina e acetilcolina . Estes produtos químicos são responsáveis ​​pela Urtiga "picada" e reação alérgica desconfortável depois.

Outras plantas, como as plantas carnívoras evoluíram tricomas para ajudar a capturar insetos que depois digerir. O interior da planta de jarro é forrado com virada para baixo espinhos que recebem escorregadio quando molhado. Estes fazem com que seja fácil para o desavisado inseto presa a deslizar para baixo na mistura mortal abaixo, e quase impossível para eles para escapar de volta para fora.

Alguns dos exemplos mais conhecidos de tricomas são encontrados em plantas de cannabis. A possível função deles foi recentemente explicada na Sociedade de Biologia de Londres conversa ramo dada pelaGW Pharmaceuticals ' Diretor de Pesquisa e Cultivo Botânico. Dr. Potter explicou que esses tricomas glandulares do tipo produzir uma mistura complexa de substâncias químicas pegajosas fedorentos conhecidos como canabinóides. Pensa-se que a planta libera esses compostos para armadilha de insetos predadores, impedindo-os de comer a folha ou propagação de doença para a planta. Um dos canabinóides feitas pela planta, chamado de tetrahidrocanabinol (THC), também é extraído e usado para dar aos utilizadores de drogas recreativas uma "alta".

Estes são apenas alguns exemplos da forma diversificada em que as plantas se adaptaram tricomas para ajudar especificamente a sobreviver em um ambiente estacionário. Muitas outras formas existem igualmente com diversas funções, incluindo impermeabilização, evitando a perda de água e proteger a planta delicada deixa de danos pela radiação solar.
Fonte : http://societyofbiologyblog.org

Cane sapo



O sapo-cururu (Bufo marinus ou Rhinella marina) é um grande sapo nativo para Sul e América Central, que teve alguns muito má imprensa. Sua tentativa de uso no controle de pragas tem levado a população a ser estabelecidas em todo o mundo, muitas vezes com consequências graves para a fauna nativa.

Ele também é conhecido como o sapo gigante, por uma boa razão: a duração média é de 10-15cm, mas o maior já registrado foi um animal de estimação em 38 centímetros 2,65 kg de peso!

Os adultos são totalmente terrestres e reproduzem em água doce. Eles vivem em campos abertos e bosques, especialmente em habitats humanos, tais como jardins e valas. Sua dieta inclui pequenos roedores, répteis, anfíbios e invertebrados. Excepcionalmente entre rãs e sapos, come matéria morta, bem como matéria viva, mesmo o lixo doméstico.

As fêmeas podem colocar milhares de ovos em cordas de até 20m de comprimento! Girinos tipicamente eclodir após 48 horas e são altamente tóxicos para a maioria dos animais. Os sapos também têm uma tolerância impressionante a perda de água, e um estudo demonstrou alguns podem sobreviver a perda de mais de metade da sua água no corpo.

Seu apetite e sucesso reprodutivo levou à sua utilização como controle de pragas agrícolas; ainda recebe o nome de seu uso contra o besouro da cana, praga de cana-de-açúcar.

No entanto, ele representa uma ameaça para as espécies nativas que comem, porque os adultos têm a pele venenosa e glândulas que secretam uma toxina mortal. As populações introduzidas incluem Austrália, Flórida, nas Filipinas, e na maioria das ilhas do Caribe. Na Austrália, uma espécie de crocodilo e várias espécies de lagartos e cobras têm diminuído em conexão com introduções sapo cururu. A densidade de sapos na Austrália pode ser até 100 vezes maior do que em sua escala nativa.

Os seres humanos, no entanto, fazer uso da toxina. Para aqueles inclinados a lamber a pele do sapo, ele pode produzir alucinações e na Austrália é uma droga de classe 1. Toxina de suas glândulas é usado como um veneno de seta em sua escala nativa e para retardar os batimentos cardíacos de pacientes cardíacos em China.

É fácil associar sapos-cururus apenas com danos à fauna nativa da Austrália, mas as características que fizeram com que ele se torne um problema - a sobrevivência, reprodução, Poison - talvez significa que devemos vê-lo como uma espécie superpoderosos em sua escala nativa.





Fonte:http://societyofbiologyblog.org

Formigas que se tornam Zumbi!



Formigas carpinteiras tropicais (Camponotus Leonardi) vivem no alto do dossel da floresta.Quando infectados por fungos parasitários(Ophiocordyceps unilateralis) o comportamento das formigas é drasticamente alterada. Eles tornam-se irregulares e como zumbis, e são manipulados pelo fungo em morrendo em um local que proporciona as condições ideais para a reprodução do fungo. Nova pesquisa, publicada na revista de acesso aberto BioMed Central BMC Ecology, olha para os padrões de comportamento alterados em formigas zumbis na Tailândia e mostra como o fungo manipula o comportamento das formigas.

Uma equipe multinacional de cientistas investigaram O. unilateralis infectado formigas de carpinteiro na floresta tropical da Tailândia. O fungo cresce enche corpo da formiga e da cabeça causando músculos para atrofia e forçando além fibras musculares. O fungo também afeta o sistema nervoso central da formiga e, enquanto as formigas normais de trabalho raramente deixou o rastro, formigas zumbis caminharam de uma forma aleatória, incapaz de encontrar o caminho de casa. As formigas também sofreu convulsões que levaram a cair no chão. Uma vez no chão as formigas não foram capazes de encontrar o caminho de volta para a copa e manteve-se em baixa, frondosa, 'sub-bosque ", que, em cerca de 25 centímetros acima do solo foi mais frio e mais úmido do que o dossel, desde as condições ideais para o fungo prosperar ........